terça-feira, 4 de setembro de 2012

Query Notification – Sql Server

Query Notification ou notificações de consulta foi introduzido na versão Microsoft SQL Server 2005, permitindo notificar aplicativos quando os dados carregados pela aplicação, forem alterados na base de dados. Este recurso é muito útil para aplicativos que utilizam informações de banco de dados em cache (muito utilizado em aplicativos da Web) e precisam ser notificado quando os dados de origem são alterados.

As aplicações podem tirar proveito do recurso Query Notification para reduzir as idas e vindas ao banco de dados. Em vez de utilizar utilizar processos amarradas a job que são executados periodiacamente, as aplicações podem ser notificadas automaticamente quando os resultados estiverem desatualizados.

Exemplo:

Imagine uma pagina Web que exibe os 10 produtos mais vendidos na última hora, a cada nova requisição da pagina, não é necessário consultar toda a lista de pedido para identificar os mais vendidos. Podemos armazenar essa informação no Cache e utilizar do recurso Query Notification assim que a lista de produtos mais vendidos for alterada na base de dados.

Assim que o aplicativo receber a Notificação, codificamos para que seja executado um Select ou Procedure que recupera os produtos mais vendidos , limpamos e atualizamos o cache.

O Database Engine usa o Service Broker para entregar mensagens de notificação. Portanto, o Service Broker deve estar ativo no banco de dados onde o aplicativo estiver solicitando o serviço.

Para saber mais e como implementar, consulte:  http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms175110(v=sql.105).aspx

[]s

Nenhum comentário: